quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CONHEÇA UM DOS PROJETOS DE SUCESSO DA NOSSA ESCOLA:

 FUTEBOL DE MESA, FUTMESA ou FUTEBOL DE BOTÃO

por: Amabile Lucia S.Nascimento - 8B
       Jennifer Lopes da Silva - 6B
       Jesuel Pedro da Silva - 6B
       Vitoria  Vargas G. de Freitas - 6B
       Wesley Souza Viana - 6B


O Projeto Futebol de Mesa do CEU EMEF Vila Atlântica coordenado pelo Professor Cleber Castro Pinto é um sucesso desde 2012 quando foi iniciado, e atualmente continua com  quase o mesmo grupo de alunos, ou seja, os mesmos alunos de 2012. Inclusive, ex alunos da escola ainda frequentam o projeto.

Qual será o motivo de tanto sucesso?


Os  alunos disseram que gostam do projeto por causa dos jogos, e também pelos campeonatos. Ao visitá-los sentimos que o clima entre os participantes é bastante agradável e harmonioso. Antes e no final de cada partida os jogadores se cumprimentam desejando boa sorte uns aos outros. Não há rivalidades entre eles.

O projeto acontece duas vezes por semana à noite, no horário das 18:30 às 20:00 hs. no segundo atelier do prédio da gestão do CEU. Segundo os alunos o espaço não é tão agradável porque é pequeno e é também usado como deposito de móveis e materiais, cabendo apenas quatro mesas para os jogos. Fica pouco espaço para eles. Muitos alunos tem que aguardar a vez deles para jogar. 

O jogo é realizado  com dois jogadores em cada uma das quatro mesas, os vencedores de cada mesa disputam entre si.

Sobre o Futebol de Botão:

O Futebol de Botão também muito conhecido como Futebol de Mesa é um jogo de futebol praticado com botões, que representam os jogadores. Os botões são movidos por uma palheta pelos competidores.

Segundo o Wikipédia,”o futebol de botões foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt que, primeiro jogava com botões de madeira, passando depois a usar os botões de plástico.” O dia 14 de fevereiro dia do aniversário de Geraldo o criador do jogo foi oficializado como o “dia do botonista”.



Quer conhecer mais sobre esse esporte: Clique aqui

Nenhum comentário: