sábado, 28 de setembro de 2013

TURMA DA EJA COMBATE A POLUIÇÃO PRODUZINDO SABÃO E SABONETE ARTESANAL

As aulas das Etapas Alfabetização e Basica da EJA continuam dando o que falar.  Decididos a por a mão na massa e aprender fazendo, novamente as  turmas foram levadas pelas professoras Ladinir e Claudeth para as instalações da padaria do CEU Vila Atlântica e puseram a mão na massa produzindo sabão e sabonete artesanal.

Esta foi uma atividade dentro  do Projeto “Carta da Terra” que tem o objetivo de refletir sobre as ações do homem sobre o planeta e encontrar formas de minimizar o impacto da ação humana na natureza, enfim, pensar a sustentabilidade do planeta a partir do nosso cotidiano.

Você sabia que  uma gota de óleo pode contaminar até mil litros de água? E mesmo que esse óleo seja jogado no solo, ele pode vir a contaminar o lençol freático?  Por isso, a transformação do óleo sujo em sabão é uma excelente forma de evitar essa contaminação, além de contribuir com a economia doméstica, com a produção de sabão a baixo custo. Pode ainda incentivar uma atividade comunitária, ou seja, juntando o óleo de várias casas e produzindo assim quantidades suficientes de sabão para dividir para todos e até, quem sabe, vender o excedente.

Todo esse processo de conscientização ambiental e economia doméstica foram a matéria prima para o processo de letramento, que envolveu a leitura  de diversos textos informativos sobre o tema, leitura da receita, produção de texto sobre o trabalho realizado, cálculos matemáticos envolvendo medidas e valores e  aulas  sobre transformações químicas, além, é claro, da diversão.

Parabéns a todos.

     RECEITA BÁSICA DE SABÃO ARTESANAL

05 litros de óleo de fritura
01 litro de soda caustica
Pode colocar corantes e essências para melhorar o aroma.


 RECEITA BÁSICA DE SABONETE ARTESANAL

350 gramas de glicerina em barra
Essência com perfume, de preferência, e corante

 

Nenhum comentário: